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Como obter maiores detalhes sobre erros de tela do Microsoft Dynamics CRM 4 e 2011 ?
Por ter uma interface amigável e por outros motivos óbvios de segurança, ao ocorrer algum erro, o CRM não polui a tela do usuário, nem exibe detalhes técnicos sobre o ocorrido.
Mas, muitas vezes, você precisará de maiores detalhes para solucionar o problema, que seja problema técnico ou de configuração do software (permissão, etc…).
Para isso, temos duas possibilidades:
- Ativar a tela de erro mais detalhada (DevErrors), que exibe diversas informações sobre o acidente
- Trace – Opção um pouco mais avançada, que permite determinar com maior precisão o que ocorreu (stacktrace, exceção, etc…). Essa forma será analisada em um outro post.
Vamos à analise do item 1 – Lembrando que na versão online (hospedada pela Microsoft) não é possível efetuar tal manipulação, já que você não tem acesso ao sistema de arquivo do servidor, logo, será necessário acionar o suporte da Microsoft para eles efetuarem o procedimento.
Para o nosso teste, vou simular um erro, exibir a tela padrão de erro do CRM (1), mostrar como obter mais detalhes sobre o erro (2) e, finalmente, a tela de erro detalhada (3).
Não vou explicar o que fiz para simular o erro pois é um bug que achei no produto e ainda não o relatei para a Microsoft oficialmente (Nada grave e não impede o correto funcionamento do produto), e não será relevante para o propósito deste post.
1. Ao ocorrer o erro, a tela padrão simplista é exibida:
2. Vamos ativar a configuração DevErrors do arquivo de configuração (web.config) da aplicação do CRM.
Geralmente, no 2011, o arquivo se encontra na pasta <crmwebroot>web.config (No servidor que peguei de teste está em %ProgramFiles%Microsoft Dynamics CRMCRMWebweb.config). Na versão 4 o encontrei mais frequentemente no inetpubwwwrootweb.config
É só procurarmos pela chave DevErrors e informarmos o valor On, conforme print:
3. Repetindo o procedimento que gerou o erro na etapa 1, nos deparamos agora com uma tela muito mais rica em detalhes, vejam:
Navegando pelos botões a esquerda…
Ele te mostro inclusive a tela que o usuário final veria se a opção estivesse desativada…
E esse ultimo botão permite copiar todos os detalhes do erro na sua área de transferência (clipboard).
Fácil, não é ?

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