Lançamento do Microsoft Dynamics CRM 2011 Rollup 5 (CRM Social Hub, Office 365 e muito mais)

No dia 25/10/2011 foi liberada pelo time de engenheiros do Microsoft Dynamics CRM 2011, a atualização Rollup 5.
Vale lembrar que essa atualização é a primeira da nova estratégia de entrega de atualizações (de novas funcionalidades) da Microsoft para o produto, que agora terá duas entregas por ano.

Vamos destacar resumidamente alguns pontos importantes dessa atualização:

  • (Cloud) Integração com o Office 365 – O CRM conecta no Sharepoint Online (navegando em bibliotecas de documentos, etc…), Usuários do CRM conseguem visualizar a presença dos colegas e interagir com eles na própria ferramenta
  • (Cloud) Identity Federation – Maior integração entre o Active Directory de sua empresa com a versão Online do CRM
  • Melhorias nos Diálogos (derivado de fluxo de trabalho que possui interface gráfica e interage com o usuário) – Suporte a campos lookups e datas, além de permitir melhor redirecionamento à registros do CRM e ao conteúdo de aplicações externas/terceiros. (!)
  • Melhoria nas ferramentas de Business Intelligence (BI) – Novos tipos de gráficos e dashboards mais flexíveis. Diversas novas funcionalidades na ferramenta de relatório (report designer).
  • Melhoria no tratamento das regras de duplicidade – Possibilidade de ignorar os campos null, etc…

Observação: Os ítens que começam com (Cloud) serão disponibilizados apenas na versão Online do produto.

Essa parte merece um destaque um pouco maior por se tratar – na minha opinião – de uma das maiores novidades dessa atualização. Seguindo a nova “onda de socialização”, podemos contar com um CRM “mais social”.

Podemos dividir basicamente essa comunicação em três tipos (Sendo o contêiner dos três apelidado de Business Hub [traduzido para Centro de Negócios]):

  • Interno – Redes dentro da organização que permitem uma maior interação e novas formas de comunicação entre as pessoas. Email, Micro-blog (twitter like), Wiki, Blog, aplicações de intranet, entre outros.
  • Gerenciado – Comunidades mais voltadas à organização, portanto, a mesma tem maior influência nas discussões e temas. Exemplo: Comunidades no LinkedIn, Páginas do Facebook, Portais dos Clientes, etc…
  • Independente – Os usuários usam redes sociais públicas para ingressar ou montar suas próprias comunidades, independentemente de sua Organização. Dito isso, a Organização terá pouca ou nenhuma influência nas comunicações.

Não entrei em detalhes para não estender muito o tamanho deste post, mas são diversas novidades em torno deste assunto:
Será possível seguir as atualizações de um determinado registro, especificar quais registros serão seguidos e, por quem, de forma automática usando os fluxos de trabalho (diretamente no Workflow Designer do CRM), o usuário poderá acompanhar todas as atualizações a partir de um mural (“feed”) onde todas as atualizações dos registros que ele segue aparecerão ou, ainda, visualizar apenas as atualizações de um determinado registro (entrando no registro e visualizando somente suas atualizações), etc…

Percebemos que essa atualização traz bastante novidades. Vamos torçer para que a próxima – prevista para daqui 16 semanas – nos surpreenda ainda mais.

Vamos testar tudo isso ?

Alguns links sobre o assunto:
- http://crm.dynamics.com/pt-br/nov2011
- http://support.microsoft.com/kb/2567454